setembro 28, 2021

Mais Um Portal de Sites Brasileiros

Otimização de Sites BR.

Hospital Otorrino em Brasília

O que a otorrinolaringologia trata?

O termo otorrinolaringologia tem origem nas palavras gregas oto (orelha), rino (nariz), e garganta (laringe), é a especialidade responsável pelo tratamento de doenças que se manifestam em órgãos como nariz, garganta, laringe, faringe, ouvidos.

O estudo da otorrinolaringologia se expandiu consideravelmente nas últimas décadas, deixando de ser restrito aos distúrbios no nariz, orelha e garganta para se tornar uma especialidade muito mais abrangente, incluindo os distúrbios ocorridos na região da cabeça e pescoço em seu escopo.

As principais doenças que são tratadas pela otorrinolaringologia são:

Sinusite

Sinusite é a infecção que afeta as cavidades ósseas que estão localizadas próximas ao nariz, testa e maçã do rosto, e que pode se manifestar tanto em sua forma crônica quanto ou na forma aguda.

Embora a sua forma crônica e aguda possam apresentar alguns sintomas específicos, no geral indivíduos com quadro de sinusite tendem a apresentar sinais como tosse, pressão facial, febre, capacidade olfativa prejudicada.

Rinite

É o nome da inflamação que afeta a membrana mucosa presente na cavidade nasal, que pode causar sintomas como acumulação de muco na garganta, fluxo nasal constante e abundante, coceira e espirros.

Normalmente esses sintomas são desencadeados por pelos e restos de animais presentes no ar, pólen, vírus e bactérias e outros alérgenos.

Otite

Esse tipo de infecção ocorre com muita frequência em crianças, causando bastante desconforto, principalmente na forma de infecções de ouvido bem dolorosas.

Os principais sintomas da otite são dores de ouvido, febre, perda de apetite, dores de cabeça, dificuldades para dormir e secreção amarelada saindo do ouvido.

Perdas de audição

Problemas auditivos como a perda parcial ou total da audição podem acontecer graças a vários fatores, como o acumulo de cera nos ouvidos, a exposição constante a barulhos excessivos, som alto e mudanças repentinas de pressão.

Tumores e infecções como Caxumba, meningite e sarampo também podem acarretar na perda da capacidade auditiva do indivíduo.

Os principais sintomas identificados em pessoas com perda auditiva são a dificuldade para ouvir o que outras pessoas estão dizendo, necessidade de aumentar o volume de aparelhos de rádio e televisão e dificuldade em atender telefones.

Amigdalite

As amígdalas são responsáveis por manter germes e bactérias afastados de locais mais sensíveis e suscetíveis ao surgimento de doenças.

A amigdalite ocorre quando ocorre o inchaço das amígdalas, que causa sintomas como o surgimento de placas avermelhadas ou amareladas nas amígdalas, febre, nódulos no pescoço, dor de garganta, mau hálito e dores de cabeça.

Faringite

Os sintomas mais frequentes da faringite são coceira na região da faringe, localizada na parte superior da boca, irritação e dor.

A faringite é uma infecção bastante comum, juntamente com a laringite e a amigdalite, e o número de pessoas com esses sintomas costuma aumentar consideravelmente nos meses mais frios do ano, período em que o ar se torna mais seco e a aglomeração de pessoas em locais fechados tornam o ambiente propício para o surgimento da infecção.

Ronco

Distúrbio causado normalmente por estreitamento das vias respiratórias por onde passa o ar da respiração, ou pelo relaxamento dos músculos da mesma região, que ocorre com maior frequência durante o sono mais profundo ou após o uso de medicamentos ou o consumo de bebidas alcoólicas.

Em muitos casos esse distúrbio pode acabar provocando apneia do sono, caracterizada pela pausa total da respiração do indivíduo durante alguns segundos, podendo chegar a minutos.

O tratamento correto desse distúrbio é necessário para melhorar a saúde e qualidade de vida do paciente, que pode enfrentar vários problemas em virtude desse quadro.

Estomatite

Termo utilizado para identificar infecções e doenças que surgem na boca do indivíduo.

As estomatites são infecções causadas por vírus que tem como principal característica o surgimento de lesões que podem aparecer em várias regiões da boca, em muitos casos acompanhadas de dor e febre.

Desvio de septo

desvio de septo é caracterizado pela alteração da posição em que se encontra a parede as narinas.

Fatores como traumas, infecções ou sua presença desde o nascimento são as principais causas do desvio de septo, que pode ter como consequência principal a dificuldade no processo de respiração do indivíduo, prejudicando sua qualidade de vida.

Quais são as áreas de especialização da otorrinolaringologia?

O otorrinolaringologista tem 7 áreas em que pode se tornar especialista dentro da otorrinolaringologia.

Essas 7 áreas são:

  • Otologia: estuda e trata distúrbios da orelha e que podem afetar os nervos e consequentemente comprometem a audição e o equilíbrio.
  • Otorrinolaringologia pediátrica: especialização focada no atendimento infantil e que pode incluir defeitos congênitos e atraso no desenvolvimento da criança.
  • Rinologia: responsável por gerir sinusites e distúrbios que afetam o nariz.
  • Reações alérgicas: tratamento de reações do organismo ao uso de medicamentos ou contato com alérgenos.
  • Plástica facial ou reconstrução: realização de procedimentos cirúrgicos que podem ter fins funcionais, reconstrutivos ou puramente estéticos no pescoço, nariz e garganta.
  • Pescoço e cabeça: remoção e tratamento de tumores malignos e benignos de pescoço, garganta, cabeça e nariz.
  • Laringologia: especialização focada nos problemas que se manifestam na garganta.

Que tipo de procedimentos o otorrinolaringologista realiza?

Os procedimentos mais comuns realizados pelo Hospital Otorrino Brasília são:

  • Septoplastia;
  • Traqueostomia;
  • Cirurgia para apneia do sono e desobstrução das vias nasais;
  • Dissecção do pescoço;
  • Cirurgia endoscópica do seio;
  • Cirurgia da tireóide;
  • Amigdalectomia;
  • Adenoidectomia;
  • Excisão e biopsia.

Qual é o momento certo de procurar um otorrinolaringologista?

médico otorrinolaringologista possui uma formação que o capacita para o tratamento de uma grande quantidade de problemas de saúde que afetam as orelhas, garganta, nariz e qualquer outra estrutura que esteja diretamente relacionada ao pescoço e cabeça.

Isso faz com que, dependendo do grau de especialização do profissional, seja desnecessário o encaminhamento para outras especialidades, agilizando o tratamento.

Os médicos especialistas nos distúrbios que acometem boca, nariz e garganta são cada vez mais procurados também para tratamentos puramente estéticos como orelha, tireoide, pescoço e rosto.

Além disso, distúrbios relacionados a esses órgãos são muito frequentes em crianças, fazendo com que a especialidade seja uma das mais frequentada nos primeiros anos de vida.

Agende sua consulta agora mesmo.

61 3039 2226